segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

O ASTRO CHICO ANYSIO

Olha só meu grande ídolo passando par mais um momento dificil. O Chico tem lutado bastante, mais ainda  bem que ele pode contar com seu grande amor Malga Di Paula. Quando vi sua última entrevista fiquei muito emocionado. Gosto muito das várias facetas e suas personagens, uma mais marcante que a outra. E foi pensando nas pessoas que são fãs dele que fiz uma pesquisa para essa matéria.

Chico Anysio mudou-se com sua família para o Rio de Janeiro quando tinha oito anos de idade. Decidiu tentar fazer um teste para locutor de rádio quando a sua irmã também faria. Saiu-se excepcionalmente bem no teste, ficando em segundo lugar, somente atrás de outro jovem iniciante, Sílvio Santos. Na rádio na qual trabalhava, a Rádio Guanabara, exercia várias funções: radioator, comentarista de futebol, etc. Participou do programa Papel carbono de Renato Murce. Na década de 1950, trabalhou nas rádios "Mayrink Veiga", "Clube de Pernambuco e Clube do Brasil. Nas chanchadas da década de 1950, Chico passou a escrever diálogos e, eventualmente, atuava como ator em filmes da Atlântida Cinematográfica.

Na TV Rio estreou em 1957 o Noite de Gala. Em 1959, estreou o programa Só Tem Tantã, lançado por Joaquim Silvério de Castro Barbosa, mais tarde chamado de Chico Total. Além de escrever e interpretar seus próprios textos no rádio, televisão e cinema, sempre com humor fino e inteligente, Chico se aventurou com relativo destaque pelo jornalismo esportivo, teatro, literatura e pintura, além de ter composto e gravado algumas canções.

Chico Anysio foi um dos responsáveis pela intermediação referente ao exílio de Caetano Veloso em Londres. Quando completou dois anos de exílio, Chico enviou uma carta para Veloso, para que este retornasse ao Brasil. Caetano e Gilberto Gil haviam sido presos em São Paulo, duas semanas depois da decretação do AI-5, o ato que dava poderes absolutos ao regime militar. Trazidos ao Rio de carro, os dois passaram por três quartéis, até viajarem para Salvador, onde passaram seis meses sob regime de prisão domiciliar. Em seguida, em meados de 1969, receberam autorização para sair do Brasil, com destino a Londres, onde só retornariam no início de 1972.

FAMÍLIA
É pai do ator Lug de Paula, do casamento com a atriz e comediante Nancy Wanderley; do também comediante Nizo Neto e do diretor de imagem Rico Rondelli, da união com a atriz evedete Rose Rondelli; de André Lucas, que é filho adotivo; do DJ Cícero Chaves, da relação com a ex-frenética Regina Chaves; e do ator/escritor Bruno Mazzeo, do casamento com a ex modelo e atriz Alcione Mazzeo.

Também teve mais dois filhos com a ex-ministra Zélia Cardoso de Mello, Rodrigo e Vitória. É irmão da falecida atriz Lupe Gigliotti, com quem contracenou em vários trabalhos na televisão; do cineasta Zelito Viana; e do industrial, compositor e ex-produtor de rádio Elano de Paula. Também é tio do ator Marcos Palmeira, da atriz e diretora Cininha de Paula e é tio-avô da atriz Maria Maya, filha de Cininha com o ator e diretor Wolf Maya.

Em agosto de 2010, ele foi internado no Hospital Samaritano, em Botafogo, no Rio de Janeiro, para a retirada de uma parte do intestino grosso, após apresentar um quadro de hemorragia digestiva. Depois da cirurgia ele foi diagnosticado com pneumonia, mesmo motivo que o levou a ser internado em 2009.

No dia 2 de dezembro de 2010, ele foi submetido a uma angioplastia, procedimento que desobstrui as artérias. Durante o período pós-operatório ele sofreu falta de ar, tendo sido diagnosticado um tamponamento cardíaco.

No dia 15 de março de 2011 vieram notícias melhores: Malga Di Paula revelou em seu Twitter que Chico Anysio já não faz mais uso da cânula de traqueostomia, utilizada para não prejudicar as cordas vocais ao passar o tubo de ar. A boa notícia veio acompanhada das informações de que, nos últimos dias, Chico já canta, sorri, assiste futebol e recebe amigos, revezando entre essas atividades e sessões de fisioterapia.

No dia 21 de março, Chico Anysio, finalmente, após três meses de internação, recebe alta e já tem planos para o futuro. O humorista, agora, passará por sessões de recuperação da fala com uma fonoaudióloga.

Em 23 de abril de 2011, Chico Anysio retornou ao programa "Zorra Total" interpretando a personagem Salomé. No quadro, Salomé conversa de mulher para mulher com a presidenta Dilma Rousseff.

No dia 22 de dezembro ele teve mais uma recaída, foi internado mais uma vez com problemas respiratórios. Chico Anysio está internado no CTI do Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Segundo boletim médico ele esta apresentando melhoras.

Desejo a meu grande ídolo melhoras. Que ele possa voltar logo para casa e para sua família.

FONTE DE PESQUISA WIKIPEDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário