sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Especial Cuidados Pessoais: boca

Falar que você tem bafo por causa do estômago não cola mais! De acordo com o dentista e presidente da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética, Marcelo Fonseca, estima-se que mais de 80% dos casos de halitose são causados por higiene inadequada.

“O acúmulo de bactérias que produzem enxofre é a maior causa. A maioria se deposita sobre a língua”, diz.

Escovar os dentes após as refeições e usar o fio dental diariamente é o mínimo que você deve fazer. “O problema é que muita gente não escova locais importantes e que fazem a diferença, como o céu da boca, a parte interna da bochecha, as laterais da língua e principalmente sua superfície, que retém muitos alimentos”, explica Flavio Luposeli, cirurgião-dentista, da Clínica Luposeli, em São Paulo.

Além da limpeza correta, você deve controlar a ingestão da sacarose. “Devemos comer açúcar com intervalos de pelo menos quatro horas”, completa Marcelo.

DENTES AMARELOS
Ok, sabemos que as pastas que branqueiam os dentes são populares. Pena que elas não podem fazer muito comparadas a tratamentos realizados em clínicas odontológicas. Para obter resultados radicais, Flavio sugere clareamento profissional no consultório. “Ele deve ser feito apenas uma ou duas vezes por ano, dependendo do paciente. Mas a manutenção também é importante.”

Se você não tiver grana para o tratamento no consultório (custa até 2 mil reais), pode tentar uma correção em casa com gel (custa até 700 reais), sempre orientado por um profissional competente!

LÁBIOS RACHADOS
A falta de umidade, o sol forte e a ressaca desidratam até o esquecido lábio. Excesso de zelo? Que nada, ou você acha que ela vai gostar de beijar uma boca surrada.

Aplique um protetor labial, mesmo que seja à noite para hidratar a pele. Na praia ou de dia, opte por versões com proteção solar.

SENSIBILIDADE
Imagine a cena: você de ressaca, dando um golão na garrafa de água gelada e sentindo dor no dente. Desnecessário! Muitas pessoas sofrem com sensibilidade nos dentes. De acordo com Marcelo, a maior parte das vezes causada por retração gengival e inflamações dentárias.

O jeito? Faça um diagnóstico com seu dentista para saber o melhor tratamento. “Em 80% dos casos, os cremes dentais específicos ajudam bastante”, finaliza Marcelo.
1 Escova
360o Actiflex, Colgate 10,15 REAIS
Possui a cabeça flexível, que facilita a escovação. Para remover bactérias, causadoras do mau hálito, a escova vem com limpador de língua e bochechas.

2 Fio dental
Satin tape, Oral-B (25 m) 7,10 REAIS
Possui multifilamentos banhados por cera que não deixam o fio desfiar ou romper durante a limpeza.

3 Protetor labial
Epidrat, Mantecorp (5,5 g) 24,16 REAIS
Possui FPS 30, manteiga de cupuaçu e de karité, que acalma, protege e tem ação antiinflamatória nos lábios.

4 Kit bucal
Intelligent Brush Bitufo (escova, solução bucal, espelho, escovas interdentais e fio dental) 49 REAIS
A solução bucal somada à luz azul da escova detectam resíduos e placas, tornando a escovação mais eficiente.

5 Antisséptico
Pro-Saúde Noite, Oral-B 12 REAIS
O enxaguante tem efeito por 12 horas, garantindo uma boca limpa pela manhã.

6 Sensibilidade
Sensitive Pro-Alívio, Colgate (50 g) 10,75 REAIS

O creme dental contém arginina e carbonato de cálcio, que ajudam a aliviar problemas de sensibilidade nos dentes.




FONTE: MEN'S HEALT

Nenhum comentário:

Postar um comentário