quinta-feira, 23 de junho de 2011

Caravaggio - A arte revelada de um grande gênio da pintura

"O Pequeno Baco Doente" cerca de 1593-1594 , óleo sobre tela  67x53cm
Roma -  Galeria  Borghese (auto-retrato)
Michelangelo Merisi nasceu em Caravaggio no dia 29 de setembro de 1571. Aos 13 anos entra para a oficina de Simone Peterzano, que por sua vez era era aluno de Ticiano. Com Peterzano ele adquire e desenvolve uma técnica excepcional, depois desse período ele segue para Roma, grande centro cultural. 
Por muito tempo algumas de suas obras ficaram no anonimato, pois nem eram atribuídas a ele, mais graças a pesquisadores incansáveis e tecnologia foi possível reconhecer tais obras como sendo de autoria de Caravaggio. Conhecido por suas obras profanas, uma arte repleta de erotismo e imagens extremamente sensuais. Ficou conhecido por gostar de farras e jogo, e por se meter em muitas confusões. No ano de 1604 é acusado de matar um sargento de polícia durante uma batalha iniciada por Caravaggio no Albergue de More. É detido e torturado mais consegue fugir.
"A Degolação de São João Batista" , 1608, óleo sobre tela 361x520cm
Malta, Catedral de S. João
Sua arte é de uma beleza impar, revolucionou a maneira de pintar da época, pintava à noite o que não era algo comum. Seus modelos vinham das ruas, chegando a usar prostitutas para realizar obras sacras o que na época rendeu muitas criticas. Sua obra causava escandalo, mais não tinha como negar a beleza de sua arte. Seus modelos que por muitas vezes eram considerados seus amantes, chegando a ser preso sob a acusação pelo que hoje chamamos de pedofilia, mais nada comprovado, visto que o pintor vivia sendo preso e por ser perseguido por pessoas que o invejavam, não que ele fosse santo.
"Judith e Holoferne" , 1599, óleo sobre tela, 145x195cm
Roma, Palazzo Barberini
Em 29 de maio de 1606 Caravaggio se mete uma briga durante uma partida de péla, e mata um homem chamado Tomassoni, acusando de trapacear. Mais uma vez ele foge de Roma, para isso precisa se disfarçar pois qualquer representante da lei pode abate-lo. Passa assim a viver em fuga e sem pode ter uma vida pacata. É acolhido no território do príncipe Colonna onde fica por algum tempo.Vai para Nápoles, pinta algumas telas, entre elas uma Virgem do Rosário que não agrada muito e provoca desavenças. Parte então para a ilha de Malta.
"Davi Segurando a Cabeça de Golias, 1605/1606, óleo sobre tela, 125x100cm
Roma - Galleria Borghese - (auto-retrato, cabeça de Golias)
O corpo de Caravaggio é encontrado na praia, no Porto de Ercole (Roma). Sua morte é um mistério: numa versão ele estaria muito doente, com feridas infeccionadas e febril: em outro relato, ele teria sido assassinado por vagabundos aos quais teria acompanhado. Segundo contam não tinha nem quarenta anos. Sua morte, assim como parte de sua vida ainda esta repleta de páginas em branco.

"São Mateus e o Anjo", 1602, óleo sobre tela 295x195cm
Roma, Capella Cantarelli


Nenhum comentário:

Postar um comentário