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A motocicleta foi inventada simultaneamente por um americano e um francês, sem se conhecerem e pesquisando em seus países de origem. Sylvester Roper nos Estados Unidos e Louis Perreaux, do outro lado do atlântico, fabricaram um tipo de bicicleta equipada com motor a vapor em 1869. As experiências para se adaptar um motor a vapor em veículos leves foram se sucedendo, e mesmo com o advento do motor a gasolina, continuou até 1920, quando foram abandonadas definitivamente. Elas foram evoluindo conforme outras pessoas foram se interessando por este veiculo fantástico.
Em 1895, a DeDion-Bouton apresentou um motor que revolucionaria a indústria de motocicletas, tornando a produção em massa possível. O motor da DeDion-Bouton era um quatro-tempos pequeno, leve e de alta rotação que podia gerar 0,5 cv. Embora a DeDion-Bouton usasse o motor em seus triciclos a motor, fabricantes de motocicletas do mundo inteiro copiaram e usaram o desenho.
O desenho original foi mantido até hoje, sofrendo algumas modificações e adaptações para agradar aos consumidores. Mas nada que venha a tirar o que há de mais belo em uma moto, que é sua forma.
CAPACETE
No ano de 1935, TE Lawrence (conhecido como Lawrence da Arábia) teve um acidente em uma Brough Superior SS100 em uma estreita estrada perto de sua casa de campo em Wareham. O acidente ocorreu por causa de uma depressão na estrada, que deixou obstruída sua visão de dois garotos de bicicletas. Ao tentar desviá-los, Lawrence perdeu o controle e foi jogado por cima do guidão. Ele não estava usando um capacete, e por isso sofreu graves lesões na cabeça que o deixou em coma, vindo a falecer depois de seis dias no hospital. Um dos médicos que o atendeu foi o neurocirurgião Hugh Cairns, que conseqüentemente começou um longo estudo sobre o que ele chamava de: perda desnecessária de vidas por pilotos de motocicleta por meio de ferimentos na cabeça. A pesquisa de Cairns conduziu ao uso do capacete pelos motociclistas militares e civis.
Os capacetes motociclísticos podem evitar as lesões e mortes em acidentes envolvendo motocicletas, assim, muitos países têm leis que exigem requisitos mínimos aceitáveis para que um capacete seja usado por motociclistas.
Existem alguns equipamentos de segurança para motociclistas: são jaquetas, luvas, calças e botas desenvolvidas para oferecer segurança durante a pilotagem, quer seja na cidade, campo ou trilhas de aventura.
Muita gente não abre mão de ter um estilo próprio nessas horas. Existem aqueles que não abrem mão de uma jaqueta de couro, mesmo que para isso tenha que desembolsar muito mais. O que para um apaixonado por motociclismo não chega a ser sacrifício algum.
1) OBJETIVO
Muitas motos servem para diversos tipos de situações, mas considere seriamente qual será o seu uso primário. Cada moto é feita com um objetivo específico. É sempre mais eficiente – e mais fácil – usar a moto na situação certa.
2) ALTURA
Parece besteira, mas a altura de uma moto é importantíssima para sua segurança. Para saber se a altura da moto é compatível com a sua, suba nela e veja se consegue colocar os dois pés no chão ao mesmo tempo. Não precisa colocar a sola do pé, mas uma posição que transmita segurança.
3) PESO
Quanto mais pesada for a moto, mais dificuldade você encontrará para andar em baixa velocidade e se locomover no trânsito das grandes cidades. Não escolha, por exemplo, uma moto que você não consiga levar.
Se você está iniciando no universo das duas rodas, escolha uma moto mais leve, além de ser mais confortável para pilotar, ela é muito mais fácil de ser conduzida.
4) FABRICANTE
Escolher um fabricante específico geralmente não é uma boa ideia pra quem quer comprar uma moto. O mercado das duas rodas vive em grande expansão no Brasil. Isso fez com que muitas marcas desconhecidas entrassem no mercado. Muitas delas não são bem vistas por conta de sua nacionalidade, mas considero isso uma grande bobagem.
Todas as motos são fabricadas de maneira muito similar, em termos de especificações e desempenho. Normalmente algumas marcas pecam no acabamento, mas isso é visível aos olhos do consumidor.
Um outro fator a pesar na hora da escolha do fabricante é saber sobre peças de reposição. Com uma pequena pesquisa (até mesmo na internet) é possível saber se os consumidores de determinada moto estão tendo problemas para encontrar peças básicas como relação, pastilhas de freio, etc.
Alguns livros interessantes:
Ribaric, Sergio Alejandro / Sergio Alejandro Ribaric
Vários Autores / Parragon Books - Portugues
Macieira, Fausto / Alaúde
Teerlink, Rich / QUALITYMARK
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