segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

10 filmes que retratam a biografia de líderes políticos


A Dama de Ferro (2012)
Personagem Principal:
Margaret Thatcher
Nome Original: The Iron Lady
Direção: Phyllida Lloyd

Sinopse:
Antes de se posicionar e adquirir o status de dama de ferro na mais alta esfera do poder britânico, Margaret Thatcher (interpretada por Meryl Streep) teve que enfrentar vários preconceitos na função de primeira-ministra do Reino Unido.
A história se passa durante a recessão econômica causada pela crise do petróleo no fim da década de 70, quando a líder política tomou medidas impopulares para recuperar a economia do país. 


O Discurso do Rei (2010)
Personagem Principal:
Rei George VI (Reino Unido)
Nome Original: The King's Speech
Direção: Tom Hooper

Sinopse:
O filme retrata a história do rei George VI, interpretado por Colin Firth, que sofria de gagueira desde os quatro anos de idade. O problema era considerado sério para um integrante da realeza britânica, que frequentemente precisa fazer discursos.
Apesar de já ter passado por diversos médicos, o monarca nunca conseguiu encontrar resultados eficazes para solucionar seu problema de fala. George VI recorre a ajuda de seu terapeuta de métodos pouco convencionais Lionel Logue, vivido por Geoffrey Rush.


Lula, o Filho do Brasil (2009)
Personagem Principal:
Luiz Inácio Lula da Silva
Direção: Fábio Barreto

Sinopse:
O filme conta a trajetória pessoal do ex-presidente brasileiro Lula desde seu nascimento em 1945, mostrando as dificuldades enfrentadas por sua mãe, Dona Lindu, interpretada por Glória Pires.
Após dar à luz a Lula (sétimo filho), a mulher simples e de fortes valores morais que vive no sertão de Pernambuco enfrenta o abandono do marido e o desafio de criar sua família sozinha.


Invictus (2009)
Personagem Principal:
Nelson Mandela
Direção: Clint Eastwood

Sinopse:
Invictus acompanha o período em que Nelson Mandela (interpretado por Morgan Freeman) sai da prisão (1990), torna-se presidente (1994) e vira um ícone mundial.
Consciente de que a África do Sul continuava sendo um país racista e economicamente dividido, principalmente por conta do Apartheid, o recém-eleito presidente decide apostar no esporte para unir o seu povo.


W. (2008)
Personagem Principal:
George W. Bush
Direção: Oliver Stone

Sinopse:
Em W., o diretor Oliver Stone traz a vida do 43º Presidente dos Estados Unidos para as telas de cinema. O filme reproduz aos espectadores a trajetória de George W. Bush (vivido no filme por Josh Brolin).
Apelidado de W pelos amigos, o ex-presidente americano vive sob a sombra paterna e deseja apenas curtir a vida. Sem rumo definido na carreira, ele decide entrar para a política ao concorrer para a Câmara dos Representantes pelo Texas, estado onde vivia desde criança. Na campanha conhece Laura (interpretada por Elizabeth Banks), com quem posteriormente se casa. 


Frost/Nixon (2008)
Personagem Principal:
Richard Nixon
Direção: Ron Howard

Sinopse:
O filme retrata a história do ex-presidente dos Estados Unidos Richard Nixon (interpretado por Frank Langella), que permaneceu em silêncio por três anos após renunciar à presidência dos Estados Unidos.
Em 1977, Nixon concordou em dar uma entrevista e decidiu responder a perguntas sobre o período em que esteve na Casa Branca, não apenas com o objetivo de esclarecer pontos obscuros sobre o escândalo de Watergate que o levou à renúncia, mas também com o intuito de usá-la para uma possível volta à política.


A Rainha (2006)
Personagem Principal:
Elizabeth II (Rainha da Inglaterra)
Nome Original: The Queen
Direção: Stephen Frears

Sinopse:
O filme mostra os bastidores da realeza inglesa logo após o acidente que causou a morte da princesa Diana, em 1997.
A Rainha Elizabeth II - interpretada por Helen Mirren - se isola atrás das paredes do Castelo Balmoral junto com sua família, incapaz de compreender a resposta do público mundial, em especial o britânico, em relação à tragédia.


O Último Rei da Escócia (2006)
Personagem Principal:
Idi Amin
Nome Original: The Last King of Scotland
Direção: Kevin Macdonald

Sinopse:
O filme retrata a história do ex-ditador de Uganda, Idi Amin (interpretado por Forest Whitaker), sob a perspectiva e os olhos de Nicholas Garrigan (interpratado por James McAvoy), um jovem escocês que foi médico pessoal do instável líder.
Considerado um dos mais terríveis ditadores da África, Amin acabou com tribos locais, instalou pelotões de execução e aprisionou seus opositores. Estima-se que 300 mil pessoas foram mortas durante os oito anos em que o ditador esteve à frente de Uganda.


Comandante (2003)
Personagem Principal:
Fidel Castro
Direção: Oliver Stone

Sinopse:
Comandante é um documentário político que mostra a entrevista do diretor Oliver Stone com o lider cubano revolucionário Fidel Castro sobre diferentes assuntos.
Stone e sua equipe de filmagem visitaram Castro em Cuba por três dias em 2002, mas o filme apenas foi divulgado no ano seguinte, tendo sua estreia ocorrido no Sundance Film Festival.


Elizabeth (1998)
Personagem Principal:
Elizabeth I
Direção: Shekhar Kapur

Sinopse:
O filme retrata a história da rainha Elizabeth I (interpretada por Cate Blanchett), que assumiu o trono inglês por volta de 1554 em um período conturbado e que decidiu sacrificar sua vida pessoal para enfrentar as ameaças contra o seu reinado.
Elizabeth I ficou conhecida como “Isabel, A Rainha Virgem” por nunca ter se casado e não ter deixado herdeiros, apesar de seu famoso caso com o conde de Leicester, Robert Dudley (interpretado por Joseph Fiennes). 
Após herdar um país falido, sem exército e com inimigos por todos os lados, Elizabeth I inicialmente comete erros graves, mas gradativamente vai se firmando e, aconselhada por Sir Francis Walsingham (interpretado por Geoffrey Rush), ela determina a morte de todos seus opositores em busca da consolidação de seu reinado.

Fonte: EXAME

Nenhum comentário:

Postar um comentário