domingo, 22 de janeiro de 2012

DIÁRIO DE OAXACA (OLIVER SACKS)

Conhecido por seus relatos clínicos que desvendam grandes mistérios do cérebro humano, Oliver Sacks revela uma nova faceta em seu diário de viagem para o estado de Oaxaca, no México. Durante dez dias, acompanhou um grupo de botânicos e cientistas amadores interessados em conhecer o hábitat das samambaias mais raras do mundo.

Entre descrições minuciosas da morfologia das plantas e uma ou outra digressão acerca de pássaros e tipos de solo, o texto concentra toda a sua força em desvendar um grande mistério da mente humana: a curiosidade científica. Ao observar de perto o comportamento de seus colegas de excursão, Oliver Sacks revela que a ciência, longe de ser uma seara de cálculos e experimentos, nasce do interesse genuíno e apaixonado de amadores, cuja erudição nem sempre supera a vontade de aprender e descobrir fatos novos.

Os personagens que compõem a expedição são sui generis. O grupo é composto de tipos humanos diversos: homens e mulheres, americanos e ingleses, cientistas e curiosos circulam com desenvoltura por selvas e grutas, mas protagonizam cenas de verdadeira comédia ao tentar, sem sucesso, se imiscuir no cotidiano das cidades mexicanas por onde passam. É o caso da visita coletiva feita a um alambique onde se processa o mescal, bebida alcoólica extraída do agave, uma planta nativa que também dá origem à tequila. Levemente alterados pela degustação a que se submetem no maior “interesse científico”, os expedicionários terminam sentados em uma pequena planície das redondezas, uivando para a lua e se “perguntando como será que os lobos e os outros animais se sentiram quando a lua, a sua lua, lhes foi roubada”.


Composto de uma gama variada de assuntos, Diário de Oaxaca versa ainda sobre a intimidade de Oliver Sacks, cujo mal-estar em relação aos meios oficiais e ultracompetitivos da ciência contemporânea fica evidente nas diversas passagens em que o autor externaliza sua admiração pelos amadores - classe de cientistas à qual, aliás, o livro é dedicado.


Nasceu em Londres, em 1933. Formou-se em medicina no Queens College e em 1960 emigrou para os Estados Unidos, prosseguindo os estudos médicos. Mora em Nova York, onde é professor de neurologia clínica na Columbia University. Com a publicação de Enxaqueca, em 1970, iniciou uma brilhante carreira de escritor. Seu livroTempo de despertar inspirou o filme homônimo com Robert De Niro e Robin Williams.

LIVROS DE OLIVER SACKS:

 DIÁRIO DE OAXACA (2012)
 TIO TUNGSTÊNIO (EDIÇÃO DE BOLSO) (2011)
 O OLHAR DA MENTE (2010)
 VENDO VOZES (EDIÇÃO DE BOLSO) (2010)
 ALUCINAÇÕES MUSICAIS (2007)
 UM ANTROPÓLOGO EM MARTE (EDIÇÃO DE BOLSO) (2006)
 COM UMA PERNA SÓ (2003)
 TIO TUNGSTÊNIO (2002)
 VENDO VOZES (1998)
 O HOMEM QUE CONFUNDIU SUA MULHER COM UM CHAPÉU (1997)
 A ILHA DOS DALTÔNICOS (1997)
 TEMPO DE DESPERTAR (1997)
 ENXAQUECA (1996)
UM ANTROPÓLOGO EM MARTE (1995)

Nenhum comentário:

Postar um comentário