segunda-feira, 3 de outubro de 2011

A AUTOBIOGRAFIA DE ALICE B. TOKLAS(Gertrude Stein)

A autobiografia de Alice B. Toklas é um dos mais preciosos documentos sobre as origens e sobre os criadores da arte e da literatura moderna. Os elogios não são poucos frente ao cenário grandioso da obra – a Paris do início do século XX – e à sala de visitas de Gertrude Stein, o lendário número 27 da Rue de Fleurus, onde reunia amigos como Picasso, Matisse, Hemingway, Jean Cocteau e Scott Fitzgerald, todos ainda jovens e desconhecidos, em informais reuniões e freqüentes festas. Seus convidados podiam também admirar uma das maiores coleções de arte do século passado, que incluía o retrato da anfitriã pintado por Picasso.

Como se não bastasse, a autora ainda construiu sua própria biografia da maneira mais engenhosa possível. A narradora do livro é Alice, companheira de Gertrude Stein durante toda a vida, o que lhe permitiu falar de si própria em terceira pessoa e claro, tecer elogios a si mesma sem falsa modéstia. A escritora sabia da importância da sua obra e de seu círculo de relações. É atribuída a ela a expressão lost generation (geração perdida), que classificava um grupo de escritores americanos – como Ezra Pound, T. S. Eliot, Hemingway e Fitzgerald – que viveram na Europa entre a Primeira Guerra Mundial e a Crise de 29. 

A autobiografia de Alice B. Toklas é o livro mais conhecido de Stein, que já em sua primeira obra, Three Lives, demonstrou toda a força da sua narrativa, o estilo próprio e a criatividade da sua escrita em língua inglesa.

Gertrude Stein (1874-1946), judia, nascida e educada nos Estados Unidos, adotou a França como modo de vida. Além de escritora, foi colecionadora e impulsionadora de arte, feminista e, a principal de suas características, a vanguarda em pessoa.


A AUTOBIOGRAFIA DE ALICE B. TOKLAS
THE AUTOBIOGRAPHY OF ALICE B. TOKLAS
Gertrude Stein
Edtora L&PM POCKET

Nenhum comentário:

Postar um comentário