terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

A dificil arte ouvir e falar nos relacionamentos

Camille Claudel - Vertumne et pomone

Após passar uma longa noite em claro... Na verdade não foi isso que aconteceu, dormi muito bem. Mas fui para cama analisando relacionamentos. Foquei em pontos que sempre precisam ser considerados. Creio que não existe um script a ser seguido, mas podemos sempre encontrar pontos fortes e pontos fracos em uma relação.

Cada um de nós tem uma forma de pensar e de agir diferente. Conhecemos-nos e sabemos de tudo que somos capazes de fazer. O que complica uma relação na maioria das vezes é que nem sempre nos colocamos no lugar do outro para entendermos melhor o que esta acontecendo. Não que seja fácil, não estou dizendo isso, apenas afirmo que podemos descobrir um pouco mais sobre uma pessoa dessa forma. É preciso um pouco mais de esforço para que possamos tornar uma relação amorosa cada vez mais solida.

As brigas acontecem, não existe uma formula que possa fazer com que uma relação seja imune a elas, sempre podemos por um fim a elas antes que tomem proporções maiores. Algumas pessoas costumam voltar a problemas antigos com facilidade, é o tal lance de jogar na cara um erro antigo. O melhor é tentar resolver logo isso, esclareça tudo de uma única vez, não fique se martirizando ou usando isso como se fosse uma mascara para esconder ou justificar seus erros.  Se não consegue superar este acontecido, esta na hora de você pensar se esta relação vale mesmo à pena.

Muitos de nós baseamos nossas relações na relação de nossos pais. Quer seja em seus erros ou em seus acertos. Como já disse anteriormente cada um de nós age e pensa de forma diferente. Uma boa relação surge de momentos bem insignificantes, como o café da manhã ou dos poucos minutos antes de dormirmos. Um ”Bom dia!” faz toda diferença, assim como um “Como foi seu dia?” pode ser muito importante para o outro. Discutir a relação não é arremessam pratos na parede, o máximo que conseguirá com isso serão pratos novos e uma nova pintura.

Existem coisas que são muito importantes para você, assim como existem as que são importantes para o outro. Querer ser lembrado é normal, mais lembrar pode fazer com que seja lembrado também. Coisas importantes para o outro serão coisas importantes para você. Não queira que a pessoa fique triste apenas por você estar triste, é preciso que ela esteja alegre para te tirar desse momento ruim. Se ela não se encontra no mesmo estado emocional não significa que esteja indiferente aos seus sentimentos.

Uma vez estava com um amigo a falar sobre o egoísmo e as formas que ele usa para se camuflar muito bem. Ele descreveu sobre uma vez em sua namorada foi ao aniversário de uma amiga e que por coincidência era no mesmo dia em que aconteceria outra festa em que ele havia sido convidado. Ela sugeriu que poriam ir às duas festas, só que ele não aceitou. O motivo que ele deu foi que eles não iriam aproveitar quase nada. Ele confessou ter sido muito egoísta na época, mas que nem havia se tocado do que estava acontecendo. É incrível como ele está presente nos relacionamentos, como ficamos vulneráveis em sua presença.

Sempre que me questiono chego sempre à mesma conclusão; a de que um bom dialogo sempre pode resolver muita coisa. Que as pessoas podem sentar e conversar por horas a fio até que resolvam tudo. Contudo é preciso que elas estejam abetas a mudanças, não adianta só papear se a pessoa não esta disposta a tentar uma mudança. Às vezes é preciso nos privar de certas coisas, pois nem sempre podemos ter tudo que queremos, para isso existe a pessoa que escolhemos para podermos ter com quem dividir as derrotas e conquistas.

Fortaleça sua relação dia após dia. Abraços e beijos não podem faltar. Lembre-se de que são gestos singelos que podem ser acumulados e que fazem muita falta sempre. Olhe nos olhos ao falar de seus sentimentos, ao declarar o que esta sentindo. Jamais omita o sentir e o querer. Seja moderado quando for preciso, mas não se esqueça de manifestar sua insatisfação sobre o que te incomoda.
Não é fácil mudar algo, no entanto é mais difícil encontrar uma pessoa que retribua tudo aquilo que sentimos por ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário