domingo, 28 de agosto de 2011

"ACUMULADORES" - Séries sobre distúrbios psiquiátricos viram cult na TV paga

Administradora Cristina Trama, 34, fã de "Acumuladores" porque identifica nos personagens seu marido

Depois que ficou viúvo, um senhor que mora no interior dos EUA transformou sua casa em um lixão. Começou a comprar coisas em ferros-velhos e bazares e nunca mais jogou nada fora. Hoje, ele vive praticamente soterrado.

Para entrar em seu quarto, é preciso escalar uma montanha de coisas amontoadas. Sua sala de estar já era. Almoça em um cantinho, encurralado pelos objetos que junta.

Esse é um dos personagens bizarros (e todos se parecem) de "Acumuladores" (sáb., às 23h), que estreou em março no Discovery Home & Health e virou cult ao mostrar casos extremos do que psiquiatras chamam de "colecionismo".

"Acumuladores" é a série mais comentada de um gênero que ganha cada vez mais espaço na TV: programas sobre distúrbios psíquicos.

Há nos canais pagos séries sobre alcoólatras e drogados, obsessivos compulsivos, ansiosos e por aí vai. A maioria delas acompanha casos reais, com direito a muita gente chorando e especialistas tentando ajudar os doentes.

Em "Acumuladores", um homem fala aos prantos: "Não quero me livrar disso", enquanto segura uma caneca e é acompanhado por um "especialista" que tenta convencê-lo a largar o objeto.

No A&E, há programa parecido, "Obsessivos Compulsivos" (ter., às 20h), dedicado a quem sofre desse transtorno e de outras obsessões.

O Discovery Home & Health estreia hoje dois programas: "Ansiedade Extrema" e "Mulheres com Medo".

As "síndromes" nunca estiveram tão na moda. Nem os remédios. Faz sentido que sejam vistas com gente pensando: "Ainda bem que eu não sou assim".

Caso da administradora Cristina Trama, 42, que vê semanalmente "Acumuladores". "O que me chama a atenção é que o meu marido é meio assim. Ele guarda várias coisas, tem milhares de coleções, mas, claro, não chega a esse nível", conta.

Cristina diz que foi útil ver o marido retratado, mesmo com tintas carregadas. "Identifiquei alguns comportamentos dele, mas sei que nunca vai chegar a esse ponto."

"Acho esse tipo de reality melhor que os cafonas que estão na TV aberta", diz o DJ e produtor Johnny Luxo. "Tem tanta loucura no mundo que essa de juntar coisas acaba sendo tranquila", brinca o DJ, que já foi um acumulador. "Mas com tudo arrumado."

MULHERES COM MEDO
Estreia do reality sobre fobias
QUANDO hoje, às 22h, no Discovery Home & Health
CLASSIFICAÇÃO 14 anos

ANSIEDADE EXTREMA
Estreia do reality sobre ansiedade
QUANDO hoje, às 23h, no Discovery Home & Health
CLASSIFICAÇÃO 12 anos



Por: Nina Lemos
Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário