terça-feira, 1 de maio de 2012

Aquarela de Cézanne é vendida por US$ 17 milhões em NY


Leilão de arte impressionista e moderna realizado pela casa Christie's movimentou pelo menos 59 milhões de dólares nesta terça-feira.


Uma aquarela preparatória da série Os Jogadores de Cartas, de Paul Cézanne (1839-1906), foi vendida nesta terça-feira em Nova York por 17 milhões de dólares, durante um leilão de arte impressionista e moderna organizada pela casa Christie's.
Desaparecida desde 1953 e localizada entre as propriedades de uma colecionadora do Texas neste ano, a obra marca um ponto de inflexão na carreira de Cézanne, já que mostra o processo artístico que seguia para posicionar seus personagens, e que seria usado depois em suas obras-primas, segundo o porta-voz da Christie's, Sharon Kim.
Também foi vendida por 17 milhões de dólares a tela As Peônias, de Henri Matisse. Um retrato pintado por Pablo Picasso em 1932 de sua amante Marie-Thérese Walter alcançou 8,7 milhões de dólares.
Também de Picasso, foi vendido por 7,8 milhões de dólares o quadro Dos Desnudos Acostados, pintado em um só dia de 1968, e que, com seu fundo verde, constitui uma homenagem à obra-prima de Edouard Manet (1832-1883) Almoço sobre a Relva.
As Moças de Giverny, de Claude Monet, no qual o pai do impressionismo representou feixes de trigo que arremedam a silhueta de jovens contra a paisagem, foi arrematado por 8,5 milhões de dólares. 
Fonte: Revista Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário