sábado, 22 de janeiro de 2011

Ponte JK só para carros de passeio(Jornal Alô Brasília)

Roberval Eduão
A Ponte Juscelino Kubitschek foi liberada no final da tarde de ontem (20) pelo Departamento de Transito do Distrito Federal (Detran-DF), no sentido Plano Piloto-Lago Sul. Interditada desde 12h30 de quinta-feira, a ponte apresentava desní­veis e oscilações em sua estrutura. Nas próximas 48 horas, a JK deverá passar por inspeções nas partes inferiores e superiores, segundo o presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Maurí­cio Canovas Segura.
Apenas carros de passeio, com velocidade limitada a 40Km/h, podem trafegar no local. Ônibus e caminhões estão proibidos de trafegar pela ponte, por enquanto. A pista de sentido Lago Sul-Plano Piloto ainda depende de liberaçãoo da Polí­cia Militar. O governo divulgou nota à  população onde tenta acalmar os brasilienses, garantindo que não há problemas de estabilidade da terceira ponte. Em nota, o GDF afirmou que "não houve nenhum tipo de acidente na Ponte JK" e que "em primeira vistoria técnica, não foi constatado nenhum problema que comprometa a estabilidade da Ponte JK".

Ainda de acordo com a nota, houve "um desnível no piso, na região da junta de dilatação" da ponte. Após uma vistoria preliminar feita no início desta tarde por integrantes da Defesa Civil, da Novacap, do Corpo de Bombeiros, constatou-se que o desnível chegou a uma dilatação de 3 a  4 cm na ponte JK. Segundo o professor Guilherme Melo, do departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Brasí­lia (UnB), se trata de um desní­vel pequeno, mas que o ideal para os motoristas é de que se aproxime de zero.

As oscilações na ponte foram descobertas pelos Bombeiros após reclamações de motoristas e ciclistas, que perceberam movimentos na pista. Os deputados Olair Francisco (PTdoB), Celina Leão (PMN) e Eliana Pedrosa (DEM) estiveram presentes no local para verificar a situação da Ponte JK.

Da Redação do Jornal Alô Brasília

21/01/2011 19h00
Tiago Fernandes
tiago.fernandes@jornalalobrasilia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário