quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Trinta anos da morte de John Lennon



Aconteceu em 8 de dezembro de 1980, Lennon foi baleado com cinco tiros na frente do hotel onde residia. O atirador foi Mark David Chapman, trazia consigo uma copia do "APANHADOR NO CAMPO DE CENTEIO", se dizia fã de Lennon. Ele permaneceu no local até que a polícia chegasse. Foi julgado e sentenciado a prisão perpétua. Uma das últimas fotos de John Lennon vivo, feita pelo fotógrafo amador Paul Goresh, exibe Lennon autografando o álbum Double Fantasy para seu futuro assassino.
Logo após a notícia da morte de John Lennon, que correu o mundo, uma multidão se juntou em frente ao Dakota, com velas e cantando canções de John e dos Beatles. O corpo de John foi cremado no Cemitério de Ferncliff, em  Hartsdale, cidade do estado de Nova York, e suas cinzas foram guardadas por Yoko Ono.
Alguns anos antes de sua morte vivia recluso, gravou e compôs algumas músicas em sua casa. Em 80 gravou um novo album, Double Fantasy, com canções dele e de Yoko. Starting Over" e "Woman" atingiram o primeiro lugar nas paradas de sucesso. Ainda fizeram sucesso "Watching the Wheels" e "Beautiful Boy", sucesso que foi impulsionado pela morte de John Lennon.  Ele estava em uma nova fase de sua vida, passava a maior parte do tempo com o filho (Sean), era um homem dedicado a causas humanistas, lutava contra o racismo e dizem que chegou a ser investigado pelo FBI por tais envolvimentos políticos. 

Em abril de 1982, Paul lança o álbum Tug of War, que inclui um som em tributo a John, chamado "Here Today".
Em 1988, os Beatles foram incluídos no Hall da Fama do Rock and Roll durante seu primeiro ano de elegibilidade. Em fevereiro de 1994, os três Beatles ainda vivos se reuniram para produzirem e gravarem canções adicionais para algumas gravações que eram de Lennon.  Em 2000, surgiu a compilação One, contendo as 27 canções de maior sucesso da banda de 1962 a 1970. A coleção vendeu 3,6 milhões de cópias em sua primeira semana e mais de 12 milhões de euros em três semanas em todo o mundo. A coleção também chegou ao primeiro lugar nos Estados Unidos e em outros 33 países, e tinha vendido 25 milhões de cópias em 2005 (tornando-se o nono álbum mais vendido de todos os tempos).

A casa em que John Lennon morou na  infância.
Cresci ouvindo bandas como Holling Stones e The Beatles. Ícones como John Lennon, mudaram meu modo de ver o mundo. Gerações inteiras foram e tiveram seus sonhos embalados pelas músicas do rapazes de Liverpool. Muita gente famosa também se espelhou em suas canções, a música mudou com a "Beatlemania", uma verdadeira revolução na indústria fonográfica. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário