terça-feira, 2 de abril de 2013

NASCIDO EM UM DIA AZUL -Por Dentro da Mente de um Autista Extraordinário

Daniel Tammet teve uma infância extremamente isolada, que ele preencheu com números. Estes não eram meras convenções, como as dos livros escolares de matemática, mas entidades quase oníricas, dotadas de cores, formas, texturas e movimentos. Devido a uma rara mistura neurológica de sentidos chamada sinestesia pelos cientistas, o 1 parecia-lhe, por exemplo, branco e brilhante. Outros números eram simplesmente tímidos. De qualquer forma constituíam-se nos melhores amigos de um garoto incomum, que somente aos 25 anos descobriu ter a síndrome de savant, mais especificamente a síndrome de Asperger, uma forma de autismo relativamente branda.

Apesar da intimidade com os números em geral, sobretudo os primos, justamente pelo isolamento destes em relação ao outros, Daniel teve de aprender a decodificar, por exemplo, as emoções. Os sentimentos escapavam ao seu raciocínio lógico. Assim, as outras crianças não pertenciam à sua solidão. Enquanto os irmãos corriam pelo parque, ele permanecia sentado no chão, fixado numa trilha de joaninhas ou nas microscópicas linhas da palma da mão. Quando bebê, não balançava o corpo como outros autistas, mas chorava, gritava e batia fortemente com a cabeça na parede. Sua forma de autismo era então desconhecida e por isso passou despercebida.

Nascido em um dia azul é o relato corajoso e otimista de um universo particular diferente, nem por isso aterrador ou sombrio. Pelo contrário, é descrito como um mundo lírico, povoado por imagens e cores. Ou por ficções: aos 11 anos, Daniel passava o tempo criando figuras históricas muito próprias, como presidentes e primeiros-ministros, com suas respectivas biografias. Embora admita ter de beber chá no mesmo horário todos os dias e ser compelido a outros tantos ritos repetitivos diariamente, o autor circula com desenvoltura entre os universos, o seu e o externo, contando essa aventura com agradável acento poético.

The New York Times 
"Alguma coisa na forma com que Daniel Tammet descreve o belo, doloroso e alucinatório processo de chegar às suas respostas ilumina as suas reflexões."

The Independent 
"Não é apenas sua prodigiosa inteligência que o diferencia, mas o fato de fazer articulações extraordinariamente incomuns e notáveis sobre o funcionamento da sua mente."

The Guardian 
"Ao contrário de autistas que podem desempenhar façanhas similares, Tammet pode descrever como as conquista (...) e os cientistas investigam como suas habilidades excepcionais seriam as chaves para desvendar os segredos do autismo."

ABC News 
"Podemos dizer que Daniel Tammet voltou do país do autismo, um lugar de difícil acesso tanto para os cientistas como para os pais."



Autor: Tammet, Daniel
Editora: Intrinseca
Categoria: Literatura Estrangeira / Biografias e Memórias
Acabamento : Brochura
Número de Paginas : 190

Nenhum comentário:

Postar um comentário