sexta-feira, 19 de abril de 2013

BEASILIA - Uma cidade em festa na Esplanada

Comemoração do aniversário de Brasília contará com quatro palcos e 55 atrações musicais.
A Esplanada dos Ministérios será palco de uma enorme festa em comemoração ao 53º aniversário de Brasília neste fim de semana. Ao todo, 55 atrações nacionais e locais, entre elas Maria Gadú, Lenine, Marcelo D2, Emicida e Milton Nascimento, vão se revezar nos quatro palcos espalhados pela área central.

Para atender o público que participará da festa, os ônibus de todas as linhas com destino à rodoviária do Plano Piloto farão viagens extras até 1h de segunda-feira. O metrô também terá horário especial de funcionamento e estará aberto das 6h às 0h no sábado e de 7h às 1h no domingo.

De acordo com a Secretaria de Cultura, serão gastos R$ 2,6 milhões com a festa. A expectativa da pasta é de que pelo menos 50 mil pessoas assistam os shows em cada um dos dois dias de comemorações.

O palco principal, localizado no gramado central da Esplanada, prestará uma homenagem aos 25 anos da Rádio Cultura. Por ele, passarão amanhã as bandas Coisa Nossa e Fundo de Quintal, além do rapper Emicida, que subirá ao palco às 21h20 e receberá como convidada a brasiliense Ellen Oléria. Outra atração da noite será o cantor Marcelo D2, que se apresentará às 23h10. A banda Raimundos fecha a programação do dia.

Já no domingo, o palco principal receberá os shows de Maria Gadú, às 16h10, Lenine, às 21h50, e Hamilton de Holanda, que, às 18h, irá se apresentar ao lado de Milton Nascimento, Pedro Martins e da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional.

Um palco voltado para o público infantil também será montado e irá abrigar, das 10h às 18h, quatro atrações para a criançada.

Ao lado do Museu da República, será instalada a Tenda da Juventude, que receberá amanhã os shows de 16 artistas locais. Já no domingo, passarão pelo local os rappers MV Bill e Rapin Hood, que se apresentarão juntos às 20h, além de outras seis atrações.

O público religioso também terá espaço no evento. A cantora Aline Barros é a grande atração do palco Gospel, que ficará ao lado da Torre de TV. Ela se apresentará amanhã, às 20h.

Mais dois palcos serão montados fora da Esplanada. A programação completa da festa está disponível no site

A comemoração do 53º aniversário de Brasília também contará com um espetáculo de dezenove balões que irão se exibir no céu da Esplanada dos Ministérios durante a festa. Desde ontem, os balões estão posicionados no gramado central do local, onde ficarão até o dia 21, fazendo voos em dois períodos do dia: das 9h às 11h e das 16h às 18h.

Além de assistir ao colorido show aéreo, o público pode participar dele gratuitamente. Basta apenas se inscrever no local onde os balões estão estacionados.

Os balonistas estão na capital para participarem do 3º Campeonato Nacional de Balonismo.

O governo do Distrito Federal montou uma operação especial com mais de 600 homens para garantir a tranquilidade do público que vai comparecer à festa de aniversário de Brasília. Serão 469 policiais militares, 119 bombeiros e 12 policiais civis atuando nos principais pontos da celebração, além de 81 veículos, entre carros e motos, que serão usados para o patrulhamento da área.

O secretário de Segurança, Sandro Avelar, disse que o principal objetivo é impedir a ocorrência de crimes graves, como assassinatos e roubos de veículos. A operação que será executada no fim de semana é o mesma que foi usada durante o Carnaval deste ano, nos desfiles realizados ao lado do estádio Mané Garrincha, quando nenhuma ocorrência grave foi registrada.

As delegacias da Polícia Civil irão permanecer funcionando em regime de plantão, mas as delegacias especializadas, como a da Criança e do Adolescente e a da Mulher, funcionarão normalmente.

A secretaria garante, também, que o policiamento nas outras regiões administrativas não será reduzido por causa da festa e que haverá patrulhamento especial. mesmo nas cidades que não receberão eventos oficiais.

As festividades do 21 de abril serão abertas pela 7ª Maratona Brasília de Revezamento, corrida de rua que deve reunir quatro mil atletas. A corrida terá largada na Esplanada dos Ministérios, às 8h do domingo.

Ao todo, serão 42 quilômetros de percurso que compreende, além das vias N1 e S1, alguns trechos da L2 Sul e Norte, Setor de Clubes e Setor de Embaixadas. As equipes inscritas são formadas por dois, quatro ou oito atletas. Haverá ainda times de portadores de necessidades especiais que competem em categorias adaptadas.

Os vencedores da corrida ganharão prêmios como carros e motocicletas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário