segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Conhecendo um pouco sobre vinhos


Antes de mais nada quero deixar bem claro que não sou enólogo(profissional com formação em enologia, ou seja, que trabalha diretamente em vinícola). Mais por gostar muito desta bebida, estou sempre a procura de conhecer um pouco mais sobre sua fabricação e armazenamento.

Por um bom tempo só tomei vinhos doces, mais com o tempo passei a apreciar um demi-sec e, por conseguinte os secos. Mais prefiro os demi-sec por propiciar um paladar, digamos mais macio.
Um bom vinho será uma boa pedida para um encontro entre amigos ou família. Assim como pode aquecer um jantar a dois. A ocasião e o tipo de comida podem sugerir um tipo de vinho diferente. Com isso você poderá realçar sabores ao invés de anulá-los. Como já disse outras vezes, os pequenos detalhes podem fazer muita diferença.
VINHO E SAÚDE
Existem estudos que comprovam o aumento do HDL(colesterol bom) associados ao consumo de vinho. O vinho tinto é rico em polifenóis, que ajuda a regular os índices de colesterol. Segundo alguns estudos ele também possui ação antioxidante. Para muitos especialistas uma taça de vinho por dia é o suficiente.

COMPRA
Na hora de comprar se tiver alguma duvida pode pedir ajuda que muitos lugares disponibilizam para seus clientes. Esses profissionais poderão ajudar-lhe na escolha de um bom vinho de acordo com a ocasião e até mesmo na quantia a ser gasta.
Hoje existe no mercado uma quantidade de vinhos de boa qualidade e com preços muito bons. Saiba que não é preciso desembolsar uma fortuna para se saborear um bom vinho. 

TEMPERATURA
Quanto à temperatura, o ideal é que não estejam muito gelados, pois a temperatura interfere em seu aroma e paladar. Mais não se preocupe, com o tempo aprendemos a temperatura certa.
Abaixo uma tabela indicada pela ADEGA DO VINHO.
VINHOS
TEMP(ºC)
Champanhes e Espumantes
5 a 8
Brancos Doces
6 a 8
Brancos Secos Leves
8 a 10
Brancos Médios
10 a 12
Branco Secos Encorpados
12 a 13
Brancos aromáticos e semisecos
7 a 9
Rosés
8 a 12
Tintos Leves
14 a 16
Tintos Médios
16 a 17
Tintos Encorpados
16 a 20
Fortificados Secos
8 a 10
Porto Tinto Doce
10 a 16

VINHO E COMIDA
Neste caso a regra é simples: para carne vermelha, o tinto, e para carne branca, vinho branco. Para as sobremesas use vinhos doces.
Obs: Gosto muito de amendoim, mais quero dizer que definitivamente não combina com vinhos. Assim como outras coisinhas que utilizamos como petiscos, como azeitonas e alhos. Algumas dessa iguarias podem estragar a percepção do sabor do vinho.

JANTAR ROMANTICO
Para fazer um jantar romântico de preferência a pratos simples e sem muita sofisticação. Use carnes brancas como aves, peixes e mariscos. Assim poderá usar vinhos leves para tornar a refeição bem mais agradável.

Não tem como nos tornarmos especialistas da noite para o dia, mais existem bons livros para nos ajudar a compreender um pouco mais sobre vinhos.

1000 Segredos dos Vinhos - O Guia Essencial para os Amantes de Vinho

Hammond, Carolyn / Novo Conceito

Guia Ilustrado Zahar - Vinhos do Mundo Todo

Varios / JORGE ZAHAR

Os Segredos do Vinho - Conselhos de Vinicultores, Sommeliers e Especialistas

Old, Marnie / Prumo

O Pequeno Livro do Vinho - Guia para Toda Hora

Santos, Suzamara / VERUS

Le Cordon Bleu - Vinhos

Diversos / MARCO ZERO



Abaixo uma lista de alguns vinhos e suas indicações:
Carmen Classic Cabernet Sauvignon(Viña Carmen)
(carnes vermelhas)
Coteaux du Layon Carte d'Or
(sobremesas)
Jané Ventura Rosado
(aves)
Cisplatino Torrontés(Pisano)
(peixes e frutos do mar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário