quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Sapatos e seus cuidados



Gosto muito de sapatos, mais por muito tempo tive grandes problemas com eles; quer seja por não saber limpa-los, quer seja por não ter os devidos cuidados. Eu não sabia que usar sapatos por dias consecutivos, pelo fato da umidade dos nossos pés poderem danificar e criar imperfeições no couro. É preciso saber algumas coisinhas para que eles durem por um bom tempo e que não mudem a aparência com o tempo.
Sapatos de couro devem ser limpos e lustrados a cada três vezes que você usá-los. Evite excesso de graxa, e use um tecido (costumo usar retalhos de camisas de meia velha) macio para lustrar. Para os sapatos de couro brilhante deve ser usado um produto especifico para que não resseque o couro.
Sapatos de camurça devem ser limpos com uma escovinha macia de nylon para remover toda sujeira. Use produtos específicos para limpeza de camurça, aplique o produto e cubra os sapatos completamente. Assim que estiverem secos, use a escova para restaurar a maciez do sapato.
Dicas:
  • Limpe seus sapatos com produtos específicos para eles.
  • Elimine o mau cheiro dos calçados usando regularmente desodorante para calçados ou pó anti-séptico nos pés.
  • Use sacos de flanela para guardar sapatos. Coloco os meus em caixas de plástico que já vem com furo para o ar circular.
  • Às vezes é possível trocar a sola de um sapato danificada, mais muitas vezes o ideal é comprar um novo, levando-se em conta o custo-benefício.
  • Para tirar algumas manchas em calçados ou bolsas de camurça, esfregue o local da mancha com miolo de pão.
  • Para tirar manchas de gordura: passe uma solução de quatro colheres de álcool retificado e uma colher de sal de cozinha.
  • Guarde sua bota com o cano cheio de jornal amassado para não criar deformações.
  • Estampa de cobra ou crocodilo ficará com ar de  nova ao passar uma mistura em partes iguais de glicerina e óleo de rícino.
  • Quando molhar seus sapatos encha-os com jornal e coloque em local arejado até que seque.
  • Use vaselina para remover manchas de mofo do couro. Faça a aplicação e deixe de um dia para o outro.
  • Solado de cordas: limpe-o com terebintina.
  • Benzina: passar benzina entre as engraxadas proporcionará mais brilho no lustro.


Muitos atribuem aos egípcios a arte de curtir couro e fabricar sapatos, porém, existem evidências de que os sapatos foram inventados muito antes, no final do Período Paleolítico.
No Antigo Egito, as sandálias dos egípcios eram feitas de palha, papiro ou de fibra de palmeira e era comum as pessoas andarem descalças, carregando as sandálias e usando-as apenas quando necessário. Sabe-se que apenas os nobres da época possuíam sandálias. Mesmo um faraó como Tutancâmon usava sandálias e sapatos de couro simples, apesar dos enfeites de ouro
Na Mesopotamia eram comuns os sapatos de couro cru, amarrados aos pés por tiras do mesmo material. Os coturnos eram símbolos de alta posição social.
Na Grécia Antiga, os gregos chegaram a lançar moda, como a de modelos diferentes para os pés direito e esquerdo.
Na Roma Antiga o calçado indicava a classe social. Os cônsules   usavam sapato branco, os  senadores sapatos marrons  presos por quatro fitas pretas de couro atadas a dois nós, e o calçado tradicional das legiões era a bota de cano curto que descobria os dedos.
A padronização da numeração é de origem inglesa. O rei Eduardo I foi quem uniformizou as medidas. A primeira referência conhecida da manufatura do calçado na Inglaterra é de 1642, quando Thomas Pendleton forneceu quatro mil pares de sapatos e 600 pares de botas para o exército. As campanhas militares desta época iniciaram uma demanda substancial por botas e sapatos. Em meados do século XIX começaram a surgir as máquinas para auxiliar na confecção dos calçados, mas, só com a máquina de costura o sapato passou a ser mais acessível.
Utilizados somente como proteção dos pés, com a vinda da côrte portuguesa ao Brasil, em 1808, o comércio sofreu um incremento e os costumes europeizaram-se, passado o sapato a fazer parte da moda.( A história do Sapato - fonte - Wikipédia)


Cuidar dos sapatos é muito importante, com isso podemos evitar muitos problemas de saúde e ainda mantemos uma boa apresentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário