sábado, 16 de outubro de 2010

PERFUMES E SUA IDENTIDADE

Sou apaixonado por perfumes desde criança. Nunca gostei dos muito adocicados, nem dos que me deixavam tonto de tão forte que os achava. Já gostava das fragrâncias amadeiradas mesmo não sabendo que eram descritos assim.
Os Perfumes são combinações de óleos e essências aromáticas diluídas em álcool e água comumente utilizadas para proporcionar agradáveis aromas, sentimentos e emoções. Alguns são adocicados, outros amadeirados, cítricos ou florais, costuma-se aplicar nas partes mais quentes do corpo como pulso, nuca e atrás das orelhas. Cada perfume tem uma nota que o diferencia do outro, assim como um mesmo perfume quando usado por pessoas diferentes adquire um tom diferente.
A arte da preparação de perfumes teve seu inicio no Egito, os egípcios zelavam muito pela higiene pessoal, tinham o costume de lavar-se ao acordar, antes e depois das refeições. Além de água, utilizavam uma pasta de argila e cinzas e em seguida esfregavam incenso perfumado no corpo. No século IX Al-Kindi, químico árabe, registrou receitas de óleos de fragrâncias, salves e águas aromáticas no livro intitulado “Livro da Química de Perfumes e Destilados”. O livro também descrevia técnicas para a perfumaria, assim como utensílios utilizados na cultura dos perfumes que levaram nomes árabes, como alambique, por exemplo.
Os fixadores que aglutinam as diversas fragrâncias incluem bálsamo, âmbar cinzento e secreções glandulares de civetas e cervos almiscarados. Estas secreções sem diluir tem um odor desagradável, porém em solução alcoólica atuam como conservantes. Atualmente, estes animais estão protegidos em muitos países, por isso, os fabricantes utilizam almíscares sintéticos.


Concentração das fragrâncias:



  • Parfum (extrato de perfume): a forma mais concentrada, entre 20%-40% (~25%) de compostos aromáticos (essência).
  • Eau de parfum EdP (deo perfume): varia de 12-18% (~15%) de compostos aromáticos (essência).
  • Eau de toilette EdT: 8-14% (~10%)de compostos aromáticos (essência).
  • Eau de cologne EdC (deo colônia): 3-7% (~5%), baixa concentração de essências (essência).
  • Splash Perfumes EdS: ~1% de compostos aromáticos (essência).




Algumas familias olfativas:

  • Cítricos Florais: quando utilizam matérias-primas extraídas de cascas de frutas tais como lima, limão, laranja, pomelo, tangerina, mandarina, entre outras. Também denominam-se "frutados".
  • Florais Aldeídos: a matéria prima é extraída das flores naturais ou desenvolvida sinteticamente em laboratórios. As notas tem caráter delicado, sutil e discreto.
  • Fougère: elaborado a partir de matérias-primas leves e frescas, normalmente extraídas de madeira, por isso são conhecidos como amadeirados, e a elas se juntam a mistura de álcoois, tubérculos e raízes. São muito utilizados em fragrâncias masculinas.
  • Chipre Florais: fabricados com matérias-primas advindas de musgos, normalmente do carvalho. São os perfumes mais clássicos e sofisticados.
  • Orientais Florais: suas misturas são constituídas normalmente das tuberosas, baunilha, patchouly, ylang ylang. Inspiram sofisticação, são marcantes, misteriosos e super sensuais.
  • Couros Secos: fragrâncias extremamente secas, com características dominantes. Suas matérias primas são extraídas do tabaco, de madeiras, couros, musgos etc.
  • Aldeídos Florais: geralmente são misturas sintéticas, também usadas nos perfumes muito clássicos e sofisticados. Possuem um certo frescor inicial característico e picante.
  • Aromáticos Secos e Frutados: são misturas de secos e frutados, que criam uma fragrância híbrida. Geralmente usam condimentos como cominho, estragão e manjericão, além de especiarias como o cravo, canela, noz-moscada e até mesmo a pimenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário