domingo, 31 de outubro de 2010

A ELEGÂNCIA DO CHAPÉU PANAMÁ


Chapéu Panamá
Vou falar dessa peça maravilhosa que faz com que homens simples ganhem um ar sofisticado e charmoso. E após o que vou falar creio que vai ter vontades de adicionar um a seu guarda-roupa.  A matéria-prima para a fabricação dos famosos chapéus do Panamá é a folha de palma (Cardulovica Palmata), conhecida pelo nome de "Paja Toquilla”. Essa planta se cultiva principalmente nas partes montanhosas da Costa e do Oriente equatorianos, nas províncias de Manabí, Guayas, Esmeraldas e Morona Santiago.
Segundo a lenda, esse chapéu dos nativos conseguiu seu nome simbólico quando Teddy Roosevelt participou da inauguração do Canal do Panamá (1913) e recebeu como obséquio um chapéu de palha equatoriano e, sem saber sua verdadeira procedência, agradeceu o presente referindo-se a ele como Chapéu Panamá.
No período entre 1800 e 1900 o chapéu de palha obteve grandes desenvolvimentos e sua presença, em nível mundial, foi cada vez mais notória, já que esteve presente em eventos como a febre do ouro da Califórnia e a exposição de Paris em 1900.
Sabemos hoje que o "Chapéu Panamá" é feito no Equador. Os segredos para a fabricação desse chapéu são passados de geração em geração e, mesmo atualmente, segue sendo totalmente manufaturado principalmente em Cuenca e Montecristi. Cada chapéu é único, totalmente artesanal, e por isso deve ser cuidado com muito esmero.

Homens ou mulheres ganham muitos pontos se souberem como e com que combinar essa peça. Considero uma das apostas desse verão, podendo ser usado num evento como exposição, num encontro com amigos num bar, numa balada ou num passeio pelo parque. Antes de comprar um, pesquise bastante, compare preços, cores e formatos. No mais saiba que é um investimento maravilhoso para seu look.

Celebridades ditando moda
                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário