sábado, 22 de fevereiro de 2014

OBSESSÃO INFINITA (YAYOI KUSAMA)

Bolinhas, pontilhados e balões. Um misto de colagens, arte performática e mais bolinhas. Seu trabalho minimalista é simplesmente encantador. A arte POLKA DOT de Yayoi Kusama vem encantado muitos brasileiros. No Rio de Janeiro fez bastante sucesso com 750 mil visitantes. A amostra produzida pelo Instituto Tomie Ohtake em parceria com o estúdio POP, tendo como curadoria Philip Larratt-Smith e Frances Morris. Com cerca de cem trabalhos realizados entre 1949 e 2012. 

Posso dizer que o trabalho me faz sentir uma criança encantada com tanto colorido e diversidade. Você sente, você vive, você cria e deixa jorrar esta incrível sensação de magia. Nalguns momentos sentimos a grandeza de tudo e logo em seguida flutuamos no vácuo. 

A artista vive a mais de trinta anos em uma instituição psiquiátrica de Tóquio. Ela que desde a infância sofre de TOC, sendo que segundo relatos foi salva o suicídio por sua arte. Sua arte fez parte da coleção “Infinitely Kusama” em parceria com Louis Vuitton, contando com roupas, bolsas, sapatos e acessórios com estampas da artista.

“...luto contra a minha doença, embora a minha doença seja responsável pela minha arte”

“A atitude sincera de Marc Jacobs em relação à arte é a mesma que a minha. Eu o respeito como um designer magnífico. A Louis Vuitton compreende e aprecia a natureza da minha arte. E não é assim tão diferente do meu processo de criar moda...”

A exposição ficará em cartaz no CCBB até o dia 28 de abril.
END: SCES Trecho 2 lote 22- Edifício Tancredo Neves
Informações: (61) 31087600
Ônibus gratuito do Centro Cultural Banco do Brasil com saída a partir das 11h do Teatro Nacional ou 103 - Rodoviária

Nenhum comentário:

Postar um comentário