quinta-feira, 17 de março de 2011

BOTERO - DORES DA COLÔMBIA


Quando soube da vinda de algumas obras de Botero a Brasilia, fiquei maravilhado. Acho magnífico o fato de muitas pessoas poderem ver a genialidade deste pintor. Os visitantes poderão se deliciar com 67 obras do pintor expostas na Caixa Cultural. O acervo conta com 36 desenhos, 6 aquarelas e 25 óleo-sobre-tela. Esta figura contemporânea retratou com indignação o período em que o pais esteve mergulhado em miséria e violência. E é esta rica fonte de conhecimento a cerca da historia da Colômbia que espera o espectador.

Fernando Botero nasceu em Medellin, Colombia, a 19 de Abril de 1932. De jovem autodidata, tornou-se o pintor mais famoso de toda a América Latina. E, como muitos artistas sul-americanos seus antecessores, teve de partir da sua terra natal para conhecer, primeiro o Velho Continente e, só depois, o conquistar. A sua obra possui perto de três mil pinturas e ainda mais de duzentas esculturas, assim como inúmeros desenhos e aquarelas. Suas figuras rechonchudas e de um colorido magnífico podem residir na paixão com que uma criança enfeita suas tarefas escolares. O que sentimos ao observarmos estes trabalhos é no mínimo indescritível.
O acervo desta exposição foi concebido entre 1999 e 2004, depois doadas para o MUSEU NACIONAL DA COLÔMBIA. Esta exposição é um prato cheio para curtir sozinho, acompanhado de uma pessoa especial ou de amigos. Cada segundo valerá esta magnífica experiência.
GALERIA PRINCIPAL - CAIXA CULTURAL BRASILIA
DE 16 DE MARÇO A 1 DE MAIO
DIARIAMENTE DE 9 AS 21 HORAS
ENTRADA FRANCA




Nenhum comentário:

Postar um comentário